Photoshop comemora seus 25 anos de história.

O Photoshop surgiu em 1987 quando Thomas Knoll, na Califórnia, Estados Unidos, estava criando a sua tese de doutorado. Porém, mais tarde seu irmão John Knoll percebeu o seu potencial e ambos decidiram trabalhar juntos para desenvolvê-lo. Em 1990, foi então que a companhia da Adobe comprou o programa.

Desde a sua primeira versão lançada em 1990, o programa era destinado desde o início como ferramenta de manipulação de imagens provenientes de digitalizadores, que eram raros e dispendiosos naquela época. Atualmente, o Adobe Photoshop é conhecido mundialmente e também considerado o líder no mercado dos editores de imagem profissionais.

E para comemorar os seus 25 anos no mercado, a companhia resolveu preparar uma campanha que ilustra perfeitamente a incrível transformação do programa durante esse período, além também de mostrar todo o poder que a ferramenta pode oferecer através de diversos trabalhos famosos.

No ano passado, por exemplo, a empresa da Dove fez uma crítica aos padrões de beleza nesta sociedade de consumo para mostrar que as campanhas publicitárias são recheadas de manipulações, onde as modelos acabam apresentando uma aparência muito melhor do que realmente elas são. Neste sentido, as mulheres são induzidas a comprarem uma beleza artificial que não existe.

O problema é quando estamos diante do produto e acabamos comprando no que estamos vendo somente pela imagem. Um exemplo clássico são aquelas embalagens que muitas vezes estão escritas com os dizeres: imagem meramente ilustrativa que é justamente para a pessoa ter apenas uma noção do produto, mas que na prática acaba deixando de lado a transparência e induzindo o consumidor ao erro. Apesar disso, esperamos que as pessoas pesquisem antes e os profissionais façam o bom exemplo do uso consciente da tecnologia. A trilha sonora se chama “Dream On” do artista Aerosmith.

Fonte: Comunique9