Há flores por todos os lados. Há flores em tudo que eu vejo.

Por muitas vezes, grandes discussões são geradas no meio publicitário sobre campanhas que se assemelham em estética ou conteúdo. As ideias ficam no ar, e as pessoas se questionam sobre como as agências e seus criativos buscaram inspiração para desenvolvê-las.

Acontece de um precursor criar uma temática que as pessoas gostam e que fica marcada no inconsciente do público. Gera uma admiração pela forma como o produto foi mostrado, que pode se manifestar através de uma criação similar, mesmo em lugares diferentes. É o tipo de coisa que pode ocorrer quando se trabalha com produtos parecidos, por exemplo.

Desse raciocínio surgiu a análise da campanha Natural em Você, criada no ano de 2013 pela Chroma Comunicação para a marca de moda feminina Youth, que teve continuidade posteriormente com um segundo trabalho, chamado Flores em Você, divulgado nas redes sociais da marca em dezembro do ano passado.

A agência desenvolveu uma tendência de mercado, abordando no mundo da moda temas como natureza, suas cores e leveza, criando uma identidade visual que causou identificação no público e se tornou uma estética inspiradora.


VT produzido pela Guabes Produções para agência Chroma Comunicação em 2013

Agora vemos a mesma temática sendo utilizada, na campanha de Moda Paraíba lançada neste mês de fevereiro e intitulada Cores e Flores em Você, que veicula peças semelhantes em abordagem e pode ser vista neste link: https://vimeo.com/120609845. Mais uma vez, o tema natureza se repete com olhar de moda, o que ainda pode vir a ocorrer com outras marcas também. Sinal de que a criação atingiu seu objetivo: ficar nos corações e nas mentes das pessoas.

folresemvove2
Campanha veiculada em dezembro de 2014

Observamos, então, que o mercado da publicidade é cíclico, ou seja, as grandes ideias vão e voltam, repetindo-se quando necessário. Às vezes não conseguimos fugir das tendências, mas o importante é sempre buscar abordagens inovadoras, destacando-se e encontrando maneiras de atrair o público-alvo.

folresemvove3
Campanha veiculada em dezembro de 2014