Social TV: por que integrar é importante para as marcas

A social TV está transformando não somente o mundo em que vivemos, mas também o modo como o marketing é feito. O conceito, definido como o ato de interagir nas redes sociais ao mesmo tempo em que se assiste televisão, não é apenas uma tendência, mas um hábito recorrente em muitos lares.

Segundo o Social Guide publicado pela Nielsen em 2013, mais de 80% dos telespectadores norte-americanos ficam conectados à internet enquanto assistem a algum programa. Nesse período, conversam nas redes sociais, comunicadores instantâneos, compram produtos, escrevem e-mails e leem notícias.

As pessoas consomem, em média 35 horas de televisão por semana, o que comprova a popularidade do meio. Outro fator importante é a programação ao vivo: 87% das atrações assistidas são ao vivo; na TV a cabo, o índice aumenta para 93%.

A mídia social também afeta a audiência dos programas de televisão, especialmente entre o público mais jovem. Por exemplo, quando há buzz sobre determinado programa no Twitter, o ibope também cresce.

Então você se pergunta o que tudo isso significa para os anunciantes. Bom, a mídia social, especialmente o Twitter, trata-se de informação em tempo real. Quando se junta TV ao vivo com pessoas com seus smartphones ou tablets, há uma grande oportunidade de marketing para as empresas.

Por meio dos Promoted Tweets e conteúdo otimizado na social media, marcas que não estão associadas a transmissões de eventos como Super Bowl e MTV Video Music Awards, podem participar da conversa no Twitter e no Facebook e atrair atenção de seus consumidores.

Quando marcas publicam comentários pertinentes sobre algum programa ao vivo, isso atrai uma atenção inesperada para ela.

Claro que você não quer encher o feed das pessoas com spam. Mas, ser criativo e investir em tuítes e posts é uma forma de expor sua marca a uma enorme audiência.