Rio 2016 apresenta seus mascotes inspirados na fauna e na flora brasileira

Os mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 foram inspirados na fauna e flora brasileiras, com influências variadas de cultura pop, elementos da animação e de personagens de videogame. Os personagens, que são uma espécie de embaixadores dos Jogos, foram apresentados no último domingo, 23, durante o programa Fantástico, da TV Globo, emissora oficial do evento. Eles têm o papel de disseminar as mensagens do Jogos e os valores dos movimentos Olímpico e Paralímpico para os diversos públicos, especialmente o infanto-juvenil.

A Birdo Produções, agência de São Paulo, foi a vencedora da concorrência promovida pelo Comitê Organizador dos Jogos para a escolha da empresa nacional que ficaria a frente da criação dos mascotes. Ela foi a vitoriosa de uma disputa que contou com outras 24 concorrentes e ganhou um prêmio de R$ 50 mil para o desenvolvimento do trabalho. O processo contou com a chancela dos diretores do Festival Anima Mundi. Além da Birdo, foram finalistas Cinema Animadores, Labareda Design, Loucomov Animação e Computação Gráfica e Marcella Tamayo dos Santos.

Criação e concurso

A criação dos mascotes remete a escolha do Rio como sede dos jogos no dia 2 de outubro de 2009. Segundo o Comitê, nesta data, a alegria dos brasileiros foi sentida por toda a natureza e dessa energia nasceram os personagens. O mascote Olímpico representa a diversidade dos animais do País enquanto o Paralímpico é uma mistura da flora brasileira. Os dois personagens ainda não tem nome e o Comitê Organizador dos Jogos irá promover um concurso para esta definição.

Todos poderão votar entre opções que incluem três pares de nome, um para o mascote Olímpico, outro para o Paralímpico, respectivamente. São eles Oba e Eba; Tiba Tuque e Esquindim; e Vinicius e Tom. A votação acontece no site da Rio 2016 e também através do Twitter (@Rio2016).

“Os mascotes são um dos símbolos mais representativos dos Jogos. Eles têm a missão de encantar e envolver o público, principalmente, as crianças”, explica o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman. Os mascotes Rio 2016 terão site próprio e perfil nas redes sociais.

Cerimônia de abertura

Os nomes dos profissionais que ficarão a frente das cerimônias de abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos foram divulgados no último sábado, 22, na coluna do jornalista Ancelmo Gois, no Globo. Daniela Thomas, Fernando Meirelles e Andrucha Waddington vão dirigir a cerimônia de abertura das Olimpíadas 2016 enquanto Fred Gelli, Marcelo Rubens Paiva e Vik Muniz assinarão a das Paralimpíadas. Quem está a frente dos dois eventos é a Cerimônias Cariocas 2016, consórcio formado pela brasileira SRCOM e a italiana Film Master Group.

Confira abaixo o vídeo de apresentação dos mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016: